“Recebereis a força do Espírito Santo que descerá sobre vós” (At 1, 8) Eis a promessa de Cristo, reafirmada pela Sua Igreja pelos séculos, clamor que ressoou constantemente durante a jornada mundial da juventude, em Sydney, Austrália.
Milhares de jovens reunidos em torno de Pedro, o papa Bento XVI, desejosos não de outra coisa a não ser de ouvi-lo. Aqueles jovens alegres e fervorosos não estavam ali perdendo a vida com algo passageiro e fútil. O mundo parecia não haver poder algum sobre eles, enquanto todos a uma só voz cantavam Receive the Power (Recebei poder - título do hino oficial da jornada - ).
Pude contemplar um só povo, um só anseio, uma só expressão: aqueles jovens demonstravam sua saudade de Deus, seu desejo de não mais pertencerem a este mundo, que engana e decepciona. Havia um clamor uníssono no ar que gritava contra essa mentalidade atual contra a vida, a favor do aborto, contra o imediatismo, contra o prazer pelo prazer, contra toda a ilusão que este mundo prega.
A jornada mundial da juventude atraiu jovens de diversos países do mundo. Fiquei extremamente feliz e surpreso em conhecer pessoas da China, onde a liberdade religiosa não existe, outros oriundos de países muçulmanos, asiáticos, iraquianos e americanos abraçados, todos juntos em torno da Igreja que se deslocou de Roma e assentou-se no belíssimo solo de Sydney.
Eles não estavam ali somente para se divertir. Muitos queriam sinceramente renovar sua fé que receberam da Igreja. Escutar o Santo Padre Bento XVI era uma oportunidade para começar a crer ou para renovar sua crença no único Deus, que se revelou em Jesus Cristo e que enviou o seu Espírito para nos guiar até os confins da terra.
Existe uma graça sobrenatural em ver e escutar o Papa. Toda aquela multidão dócil às suas palavras atraiu o poder e a força do Espírito que realizou em todos nós uma efusão de suas graças e dons.
Com imenso júbilo e orgulho de ser católico posso afirmar: minha Igreja está VIVA! Pela fé de tantos jovens, posso afirmar que a Igreja é JOVEM! Há esperança para o nosso mundo, pois o Espírito continua agindo poderosamente até os confins da terra e agirá cada vez mais quanto mais dóceis formos à sua ação transformadora.
Desejo que todos os que foram atingidos pelo tema da jornada possam de fato suplicar diariamente para recebam a força do Espírito a fim de que, assim como Maria, possamos sempre contemplar as maravilhas que o Senhor realiza em nosso meio.
Ivan Henrique Ramos de Castro
(missionário da Comunidade de Aliança Shalom em Fortaleza)
Nenhum comentário:
Postar um comentário