O prazer é um dom de Deus. Porém, tudo que é recebido precisa ser bem utilizado a propósito de sua função particular. Convém então perguntar: qual a função do prazer para a vida do homem? Para buscá-lo sem cessar? Que sentido tem isso? Não creio que o prazer exista apenas para ser almejado. poderíamos imaginar, portanto, que a vida do homem seria uma eterna busca por satisfações e nada mais.
É certo que encontramos alegria em várias situações da vida. Será que isso significa que cada vez que isso acontece estamos atingindo a razao máxima de nossa existência? Algo dentro de mim responde que não. Se fosse assim a vida seria um grande vazio ilhada por momento de gozo. Que coisa triste viver assim!
As sensações da vida são fulgazes, todos atestamos isso. mas eu tenho uma teoria diferente. Dos animais existentes, o homem é o único que se destaca por sua capacidade de amar e de pensar logicamente. Somos diferentes porque podemos dar sentido ao prazer e ao sofrimento.
O bem-estar nos foi dado para nos lembrar da trancendência de nossa criação, para nos recordar o quão efêmeros e passageiros nós somos e sempre desejoso de algo infinitamente superior a nós mesmos. A busca de sentido de vida não passa, é uma constante no coração do homem. Quando encontramos a Felicidade que não passa percebemos que o prazer é belo, é mesmo um presente que Deus nos deu ao nos criar.
Qual é, portanto, essa felicidade que não passa? É Cristo! Por quê? Quando escutamos o que Cristo tem a nos dizer percebemos a nossa identidade mais profunda, a razão e o modo de vida para o qual fomos criados. eu sinto um prazer infinito quando estou com Cristo porque Ele sempre me mostra o caminho que me realiza como homem, não deixa nada pendente, não me engana.
O prazer que Cristo me oferece todos os dias não é efêmero, mas é aquele que eu sempre desejei encontrar. Sob esse ponto de vista, agradeço a Deus que me deu capacidade de sentir prazer fazendo o que Ele me pede todos os dias de minha vida.
Realmente..sem Deus qualquer prazer nesse mundo é incompleto! Parabéns pelo blog, Ivan!
ResponderExcluirMarília (da turma da famed)