quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O firme e violento homem da Igreja

Paulo é o apóstolo, missionário que gastou sua vida pela Igreja, pelo cumprimento da Vontade de Deus a seu respeito, radicalmente e não ergueu qualquer obstáculo para o anúncio do Evangelho. Homem valente, corajoso, cheio de fervor e de unção, de parresia, pois era urgente que evangelizasse.

Pelo exemplo de um homem a Igreja pôde crescer solidamente. Pela solidez de suas decisões e de suas palavras nada se opôs ao rápido crescimento e expansão do critianismo. Quem dera todos nós compreendêssemos e assumíssemos nossa missão como ele, com sua intrepidez e certeza da Vontade de Deus a seu respeito.

Paulo me inspira violência de coração, submissão incondicional a Cristo, intrepidez, afabilidade, atenção à humanidade, disposição de anunciar a qualquer momento o Evangelho, de forma oportuna ou não. Seu testemunho pungente leva-me ao âmago da minha própria existência e me faz questionar-me qual minha missão e o que me impede de aderir decididamente ao mandato missionário de Cristo.

Entre mim e ele a semelhança de sermos fracos, limitados, pois humanos. Ele soube apoiar-se na Rocha Firme e, por isso, foi forte. Assumiu a potência da cruz e da ressurreição do Senhor Jesus e, não obstante toda oposição, anunciou a Boa Notícia que salva o homem da escravidão do pecado. Jamais esteve só, por mais que os homens o deixassem numa aparente solidão.

Firmeza, solidez, parresia, fé, coragem, amor, radicalidade, intrepidez, força, perseverança, martírio são palavras que impactam o mais profundo do meu ser e que me lançam a uma vivência radical do Evangelho, crendo que sou acompanhado pela intercessão dos santos homens e mulheres que já antes de mim permitiram ser atingidos pelo raio do anúncio da Boa Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário